quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NÃO!! SR. MINISTRO

Não posso deixar passar em claro, o que se tem passado ultimamente no Ministério da Saúde e do seu mais alto representante o Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo (Dr. mas não médico). 
O Sr. Ministro que ousa oferecer metade do valor por hora que se paga na capital a mulheres a dias, como vencimento aos enfermeiros. Isto sem desprimor para as mulheres que trabalham a dias em limpezas, mas a verdade é que os enfermeiros são profissionais qualificados, que tiraram uma licenciatura, queimaram as pestanas e agora vem um Ministro que não começou por cortar no seu ordenado, que exigiu ao anterior executivo que lhe pagassem o mesmo que auferia no BCP (cerca de 20 mil euros mês) e agora julga que o estado é uma empresa sem deveres sociais e onde se atenta contra uma classe que sempre foi diminuída e desconsiderada na sua função! Não! Sr. Ministro!

Um sector como o da saúde, não pode ser gerido como se de uma empresa privada se tratasse! O sector da saúde é um bem essencial a um Estado Social, ainda para mais Democrata! O Sr. Ministro pode saber - porque é verdade - que muitos enfermeiros estão na enfermagem por vocação. Agora o Sr. Ministro não pode é aproveitar-se de tal "chamamento" para banalizar os seus profissionais de saúde, profissionais que demoraram o tempo estipulado (alguns algum tempo mais) para completar a sua licenciatura, onde não obtiveram equivalências por já terem tratado dos avós.

Então depois de ter subcontratado empresas de enfermagem, agora nomeia pessoas pelas cores partidárias para gerir e "mandar" em médicos, enfermeiros e técnicos de saúde?



Como pode explicar a nomeação de três novos directores executivos como presidentes dos agrupamentos dos centros de saúde? Será pelas competências de um que é licenciado em direito (é o que dá aqui sermos todos Drs., vai na volta equivocou-se), tendo exercido o cargo de chefe de gabinete da Câmara de Vila Pouca de Aguiar e era o actual presidente da direcção do Moto Clube do Corgo e Sport Clube de Vila Pouca? Presidente de um moto club tem tudo a ver!!! Afinal são os motards que entopem essas unidades de saúde! Ah! Depois um advogado é sempre bom, pois em Portugal os utentes incorrem muito em acções judiciais a pedirem indemnizações!  
- Assim Não!! Sr. Ministro. 


Outro dos directores nomeados foi secretário da presidência da Câmara de Barcelos, tendo por experiência o facto de ser director comercial. Que grande conhecimentos este Sr. Dr. (Dr, não médico! É melhor começar a clarificar)) apresenta para gerir, não uma unidade, mas um agrupamento de unidades com profissionais de saúde altamente qualificados!! Claro que um leigo não discorre mas um director comercial vai buscar mais doentes para aumentar a produtividade de todo o pessoal nessas unidades. 
 - Assim Não!! Sr. Ministro. 


E para terminar temos a última nomeação de um senhor que era director financeiro de uma empresa privada, tendo até gerido os recursos humanos, transportes e afins!! (outro Dr. que afinal também não é médico! Querem ver que o Dr. Macedo, daqui a pouco julga que é neurocirurgião!) Este novo director executivo sabe de tudo e não era agora capaz de gerir um agrupamento de unidades de saúde, ele até era capaz de gerir um complexo de cemitérios!! Este senhor é um polivalente! é de jogadores assim que qualquer treinador gosta!! 
 - Assim Não!! Sr. Ministro. 


O ministério da saúde não é um banco ou outra qualquer empresa privada, ao Ministério da Saúde pede-se que controle e impeça casos escandalosos que existem nos Hospitais Publico-privados, que regule e impeça empresas recém-constituídas por demissionários membros do governo ou do partido deste, que ganham concursos por ajuste directo com o Estado no fornecimento de bens de saúde, num contrato de milhões de euros.  
Um estado de direito e democrático tem por base quatro pilares, e por estes pilares medem-se a evolução de um povo e de um país. A Justiça, a Educação, a Saúde e a Economia. O Sr. Ministro está a definhar, o já pobre Serviço Nacional de Saúde para o qual descontamos e cada dia que passa percebemos menos porquê!!
 - Assim Não!! Sr. Ministro!

Sem comentários:

Enviar um comentário