quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

QUEM É O MELHOR DO MUNDO?

A permanente dúvida actual sobre quem é o melhor do mundo, é uma questão sempre controversa. Depende muitas vezes de tendências clubísticas, nacionalistas, gostos pessoais e outras variantes.

Pessoalmente, gosto do futebol de Lionel Messi, no entanto, concordo com José Mourinho quando afirma que a diferença entre Messi e Cristiano não é de 4 para 1 conforme atestam as conquistas da bola de ouro.

Talvez influenciado pelo factor nacionalista, mas um jogador que ganha o Campeonato em Espanha, derrotando o principal adversário e rival, que fez uma época extraordinária, abnegado na sua entrega ao jogo de uma forma apaixonada, que marca golos de levantar estádios, que corre, dribla, cabeceia, chuta com os dois pés, assiste, defende, recupera, ataca… em suma um jogador completo, talvez o jogador mais completo que existe. Um jogador mais completo que Messi, sem dúvidas, um jogador capaz de assumir vários papéis em campo e mesmo dentro de uma equipa, um jogador assim e com as conquistas efectuadas no ano a que se refere o prémio deveria ter ganho esse prémio, principalmente quando o rival não ganhou nada de tão relevante!

Messi por outro lado, tem um futebol “perfumado”, um futebol mágico, um futebol onde a bola lhe presta completa vassalagem de cada vez que ele a “cola” ao pé. Um jogador com um manancial tremendo de um futebol fenomenal.

Não deixa de ser injusto estar a querer eleger o melhor do mundo em jogadores com características tão diferentes! E eles são muito diferentes!
Por esta razão, sou da opinião que este prémio não deveria existir nestes moldes.
Porquê? Porque é injusto!
Porque o futebol é um desporto colectivo, porque um jogador sozinho não faz nada em campo!

Como se pode comparar um guarda-redes que é um elemento fundamental no sucesso da equipa, com o avançado que detém os louros quase todos? Não se pode!
Como se pode comparar um defesa com um avançado? Não se deve!
É a mesma coisa que comparar o carpinteiro com o pedreiro e dizer qual deles é melhor!

Mas mesmo o melhor guarda-redes do mundo depende dos jogadores que detém à sua frente!
Porque se diz que o Cristiano Ronaldo ou o Lionel Messi são os melhores do mundo em detrimento de jogadores que lhes ganham lances e lhes cortam jogadas - gorando os seus intentos em marcar ou dar a marcar golos - numa percentagem bem mais elevada daquela que eles os dois juntos conseguem produzir para finalizar ou fazerem as assistências?

Talvez porque o futebol é um jogo de paixões e o seu sal é o golo!
Talvez seja por isso quem joga mais perto do golo tem tendência a provocar mais paixão, Talvez seja a razão por que se perdoa mais facilmente a um avançado que falha um golo de baliza aberta, que ao guarda-redes que falha uma defesa fácil.

No entanto poucos sabem que uma equipa de futebol começa-se a construir na sua zona defensiva, que os jogos se ganham a meio-campo, mas é no ataque que se marcam golos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário