quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

EXTEMPORÂNEO - SIGNIFICADO (por um português correcto)

Começo por afirmar, para evitar mal entendidos, que o que escrevo aqui é da minha inteira responsabilidade e não contêm nenhuma vinculação à minha entidade patronal, pois aqui no meu blogue não figura qualquer menção onde trabalho, nem uso ou menciono o meu endereço profissional.

Nas últimas semanas apercebi-me que o Português é uma língua constantemente atropelada por pessoas com formação académica mais elevada que a minha e que tampouco sabem o significado de algumas palavras do nosso léxico, o que torna a situação de uma certa forma preocupante pois são pessoas com poder de decisão.

Fui confrontado com a má interpretação de um texto redigido por motivos profissionais, para uma associação, que melindrou alguns dos intervenientes por desconhecimento do significado das palavras. O texto alertava para situações graves que poderiam ocorrer levando as entidades patronais a pagarem avultadas coimas por falta de um serviço do Estado. No seu seguimento, gerou-se uma troca de e-mails entre pessoas do meio, em privado, (i.e. só entre os associados) comentando a inacção da associação que alguém resolveu passar para esta última, levando à indignação por se falar em privado de considerações semi-públicas entre membros que trabalham activamente no terreno e sem "cargos" ou agendas políticas.

Nesta pântano onde se encontra a língua portuguesa, a palavra extemporâneo não foi das que sofreu alteração, pelo que assumo desde logo que as pessoas simplesmente não fazem ideia das barbaridades que dizem quando tentam interpretar palavras que desconhecem. A mim, na escola primária, ensinaram-me a consultar o dicionário sempre que não sabia o significado de alguma palavra. Talvez a minha escola da província interior tivesse mais competência que outras escolas nas cidades.

Para quem não sabe o significado, a palavra extemporâneo não significa alguém que não sabe de nada, não significa alguém que caiu ali de pára-quedas, não significa bufo (se bem que também seria apropriada a utilização desta ou de chibo no texto).

Porque terão pensado tal coisa? Pois a resposta será demasiado simples, porque efectivamente o reencaminhamento cobarde de uma troca de e-mails (em privado) sobre a situação, levou a que se calhar essa mesma pessoa tenha pensado que teria sido esses os adjectivos que merecia ter lido nas respostas em aberto que lhe sucederam.

Para que não restem dúvidas eis o significado da palavra extemporâneo

1. Que não está em seu tempo próprio.
2. Aquilo ou aquele que aparece fora do seu tempo; algo ou alguém sem sentido de oportunidade - inoportuno;
3. Diz-se daquilo ou daquele que não se espera, que é inesperado.
ou seja;
- Que vem fora de tempo; inoportuno; inesperado

Como sinónimos de EXTEMPORÂNEO podemos utilizar:
. Intempestivo, inoportuno, inesperado, precoce, prematuro, repentino e anacrónico.
....

Muitas das acções são escolhas que fazemos e que temos que viver com elas, e assumo na íntegra os meus textos, aqui ou na minha vida profissional, por isso acho que vou agir, fazer uma escolha, só espero - nesta escolha - não ser extemporâneo.

Já que falamos de língua portuguesa, afirmo que este texto - como todos os outros - foi escrito em completo desacordo ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário