quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALGUÉM SE IMPORTA DE ME EXPLICAR?


Perdoem-me a ignorância pelo que vou escrever a seguir, mas de economia e finanças nada percebo. Aliás e em abono da verdade, nunca percebi porque é que as finanças não fazem parte do Ministério de Economia, e portanto ultrapassa-me completamente como é que o Ministério das Finanças se sobrepõe ao Ministério da Economia. Para mim tinha que as finanças eram uma parte da economia. 

Por esta descrição já percebem que é um leigo a escrever sobre o tema a que se propõe, mas também é coisa que não me importa pois neste país o que não faltam são pessoas a escrever e a falar sobre coisas que não percebem, nem sabem.

Portanto e retomando o assunto a que me propus, gostava que alguém com conhecimentos me pudesse explicar (porque eu sou muito burro e talvez por isso é que seja apartidário) como é que a economia e as finanças de Portugal lucravam com a descida dos salários nacionais?

Engano meu ou o nosso salário mínimo e médio é bastante inferior aos países da Europa a 15 e ainda atrás do Chipre, Eslovénia e Malta? E só seremos competitivos se descermos ainda mais o salário para podermos competir com os outros países?  Como é que a França, Inglaterra e Alemanha conseguem ser competitivos se têm salário 3 vezes superiores aos nossos?

Engano meu ou o ex-ministro das finanças do Pinóquio (leia-se Sócrates), disse, já na altura – para atrair investimento estrangeiro – que os salários em Portugal eram baixos?  

Engano meu ou o custo de vida nalguns países com ordenados superiores aos de Portugal, tipo Espanha, Holanda, Áustria, Chipre, Malta …., é nos bens essenciais e energéticos mais barato que em Portugal (mesmo com ordenados bastante superiores aos da média Portuguesa) ?

Engano meu ou enquanto os ordenados dos trabalhadores por conta de outrem e de alguns empresários unipessoais bem como de algumas das pequenas empresas são bastante inferiores aos da média europeia e os administradores das grandes empresas públicas ou recentemente privadas, bem como governantes e de alguns banqueiros são superiores aos seus congéneres europeus?

Engano meu ou o ex-governador do Banco de Portugal (Dr. Vitor Constâncio em 2009) ganhava mais que o Presidente da Reserva Federal Americana (Ben Bernake)?

Engano meu ou o 1º Ministro de Portugal tem como ordenado (fora as regalias) mais 6% que o seu homólogo espanhol?  

E o mal está nos ordenados dos trabalhadores portugueses já de si baixos?  

Ou serão antes as reformas milionárias e ofensivas que o Estado Português paga a quem tem 10 anos de descontos (como o caso da Srª Presidente da Assembleia da República, mas não único) para pessoas que ainda continuam no activo e remuneradas (não como salário, mas com ajudas de custo 5 vezes superiores ao salário mínimo nacional)? Ou o excesso de contingente em reserva das forças armadas onde temos quase mais patentes de oficiais superiores que praças onde o estado gasta neste excedente 250 milhões de euros ao ano. Ou o facto dos deputados serem pagos para além do ordenado com uma diária por cada dia que se apresentem na assembleia? E para não me alongar mais, ou o facto de ter-mos mais 50 deputados a usurparem o dinheiro dos contribuintes para levantarem a mão (agora carregarem no botão) nas sessões do parlamento?

Alguém me pode explicar, porque – como disse – sou muito burro e a minha inteligência não atinge!  

Sem comentários:

Enviar um comentário